Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Kielmeyera similis Saddi CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 29-04-2014

Criterio: D1

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo, Ricardo Avancini

Especialista(s): Rafaela


Justificativa

Subarbustos ramificados ou não, de até 0,7 m de altura (Saddi, 1982; Bittrich, 2009), endêmica do estado de Goiás, com ocorrência nos municípios de Caldas Novas, Catalão de Goiás, Corumbá de Goiás (Saddi, 1982; Bittrich, 2009; 2013) e em Pirenópolis na Serra dos Pireneus (CNCFlora, 2013). Ocorre em formações abertas de Campo Limpo, Campo Cerrado, sobre solos secos arenosos ou argilosos ou, às vezes em solo pedregoso, em altitudes variando de 500 m a 1.000 m (Saddi, 1982). Apresenta pequena população com no máximo 20 indivíduos maduros (Trad., com pess.). AOO de 16 km² e está sujeita a quatro situações de ameaça considerando as localidades de ocorrência que não incluem área protegida. A mineração representa uma ameaça para a espécie na região, bem como a expansão da fronteira agrícola voltada ao cultivo de soja nas formações abertas de Cerrado (Klink & Machado, 2005), o que resulta em um declínio contínuo do EOO, AOO, qualidade do hábitat e de subpopulações. Além disso, o turismo e a estrada Parque representam ameaças a uma subpopulação da espécie recentemente encontrada próximo a estrada de acesso ao Parque Estadual Serra dos Pireneus (Trad., com. pess.). Visto que a espécie não ocorre em área protegida e apresenta populações pequenas e isoladas, são necessários investimentos em planos de ação voltados à sua conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Kielmeyera similis Saddi;

Família: Calophyllaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- BITTRICH, V. 2013. Calophyllaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB28306)

- BITTRICH, V; RODRIGUES, W.A. 2009. Clusiaceae In:Plantas raras do Brasil / (org) Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G. et al – Belo Horizonte, MG : Conservação Internacional. . Co-editora: Universidade Estadual de Feira de Santana. 496 p

- KLINK, C. A. & MACHADO, R. B. A. A. 2005. conservação do Cerrado brasileiro. Megadiversidade, v.1, n.1, p.147-155.

- SADDI, N. 1982. A taxonomic revision of the genus Kielmeyera Martius (Guttiferae). Ph.D. Thesis, University of Reading, Reading. •

Como citar

CNCFlora. Kielmeyera similis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Kielmeyera similis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:58